Skip to content
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

Portal InFamilia

Entrada seta Notícias seta Economia Familiar seta Casados vão poder declarar IRS em separado
Casados vão poder declarar IRS em separado PDF Imprimir e-mail
28-Dez-2009

Diário Económico :: 2009.10.13economia0003_corbis_42-19928150.jpg
A medida está num relatório encomendado pelo Governo que é apresentado hoje. O objectivo é aplicar um regime idêntico ao das uniões de facto.
As pessoas casadas poderão vir a apresentar a declaração de IRS em separado como acontece actualmente com as uniões de facto. Esta é, pelo menos, a sugestão do grupo de trabalho que irá apresentar hoje o relatório de cerca de 700 páginas, sobre o estudo da política fiscal, competitividade, eficiência e justiça do sistema fiscal encomendado pelo Governo este ano. Uma das primeiras tarefas do próximo Executivo será avaliar estas propostas elaboradas por um conjunto de fiscalistas, entre os quais se contam ex-secretários de Estado, designadamente Rogério Fernandes Ferreira, Amaral Tomaz e António Carlos dos Santos.

A medida pretende tornar o sistema de IRS mais igualitário entre pessoas casadas e em união de facto. Estes últimos podem apresentar a declaração de rendimentos em separado, tendo um regime, normalmente, mais favorável. É que, apresentando os rendimentos em separado, cada cônjuge pode deduzir valores que são, geralmente, mais elevados do que as deduções apresentadas conjuntamente pelo casal, desagravando a factura fiscal a pagar no final ou aumentando o valor a receber do Estado.



Partilhe este artigo:
Del.icio.us! StumbleUpon! Google! Live! Facebook! Twitter!
 
Artigo seguinte >

Siga-nos no Facebook

Associe-se em 30 seg.
e apoia esta causa!

Inscreve-te!

Linha de Apoio à Grávida

tlf.gif
Número Verde
Grátis
800 208 090

Declaração Universal
Dos Direitos Humanos

1948 – 2008
A festejar os 60 anos

Versão Original