Dia Mundial do Doente – 11 fevereiro

Celebra-se hoje o XXX Dia Mundial do Doente!

Constata-se que é preciso sensibilizar as pessoas, as instituições, o Estado e a sociedade em geral, para os cuidados a ter com os doentes e com os que deles cuidam!

Todos os doentes deviam ter acesso aos cuidados básicos de saúde, independentemente do tempo e do lugar em que vivem! Deviam ter acesso a um acompanhamento personalizado, independentemente da sua condição!

A humanidade tem muito que investir na proximidade e no espírito de serviço aos doentes e suas famílias! É imprescindível o cuidado material efetivo e o amor incondicional, porque uma pessoa, quando está doente, vive a fragilidade, o sofrimento, o medo, as dúvidas… Há que levar-lhe o alento e a esperança!

Cuidadores, médicos, enfermeiros, auxiliares, familiares… Os vossos cuidados são um ato de amor para com os doentes, cada um, na sua irrepetível dignidade humana, por mais frágil que seja o seu estado de saúde. E mesmo quando já não é possível curar, é possível cuidar, tratar, consolar e sempre… amar! E por mais avançadas que sejam as técnicas, terapias ou tratamentos, o remédio que nunca pode faltar é este espírito de serviço em forma de amor! Porque mais do que a doença… importa o doente!

A vida, mais ou menos frágil, é sempre digna de ser acolhida e vivida, desde a sua conceção até à morte natural!

Cuidemos dos nossos doentes!

Dia Mundial do Doente – 11 fevereiro
Marcado em: