Adote um estilo de vida saudável – III

 “Saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença.” OMS

A adoção de um Estilo de Vida Saudável deve ser vista como uma oportunidade e um desafio da pessoa, da família e da comunidade, pela possibilidade de ter uma atitude preventiva no que diz respeito à saúde.

Direção-Geral da Saúde

Conselhos para o bem-estar social

Família:

  • Cuide a Família, raíz do Amor, clã natural do Ser Humano.

Afetivo:

  • Estimule relacionamentos construtivos.
  • Reconheça os seus sentimentos e alimente os que lhe são salutares.

Profissional:

  • Tente ter um bom ambiente de trabalho, quer física (posturas, equipamentos adequados, sem químicos), quer psicologicamente (estímulo à criatividade, respeito, autonomia, desenvolvimento dos talentos pessoais, responsabilidade).

Comunitário:

  • Viva em sociedade, promovendo uma cultura sã (convívios equilibrados, festas com pouco ou sem desperdício), sóbria (evitar consumismo, que é ambientalmente insustentável) e justa (em que os cidadãos se sintam respeitados nos seus direitos e cumpram os seus deveres).

Ecológico:

  • Contacte direta e regularmente com a natureza (earthing ou grounding), meio natural do Ser Humano, e cuide-a.
  • Promova a sobriedade no uso dos recursos: água, alimentos, vestuário, eletricidade, produtos de higiene, papel. Evite o consumismo em geral.
  • Privilegie utensílios de barro, vidro, louça, aço inoxidável ou ferro. Prefira papel vegetal, em detrimento de película aderente ou de alumínio. Prefira sacos de pano para o pão, reutilizáveis.
  • Opte por alimentos da época, da região, de produção e de criação respeitadoras do ambiente e dos animais, maioritariamente de origem vegetal.

Aviso de utilização para fins de saúde

Este documento contém recomendações generalizadas que não substituem o acompanhamento nutricional. Se pretender uma informação personalizada o ideal é contactar um nutricionista registado na Ordem dos Nutricionistas (O Registo Profissional pode ser consultado em: https://www.ordemdosnutricionistas.pt/registoNacional.php?cod=0C). E para monitorização do estado de saúde, ser acompanhado pelo médico assistente.

As informações foram partilhadas pela associada da InFamilia Sandra Gomes (Nutricionista 0135N). Para mais esclarecimentos, contactar profissionalmente através do emailnutriorigem@gmail.com.

Agradecimento: à Médica Dr.ª Rosa Araújo, ao Médico Dr. David Paiva e à Médica Dr.ª Teresa Velosa pela revisão das recomendações de Estilo de Vida; à Psicóloga Dr.ª Sandra da Cruz Peixoto pelas recomendações de gestão de emoções em prol de hábitos alimentares equilibrados.

Adote um estilo de vida saudável – III
Marcado em: