
Sabia que 70% do corpo humano é constituído por água?
Por isso, especialmente no verão, deve beber entre 1,5 a 3 litros de água por dia para satisfazer as necessidades do seu organismo!
A desidratação ocorre quando o corpo humano não tem água suficiente para realizar as suas funções. Com a diminuição da água há uma redução do volume de sangue e, consequentemente, a frequência cardíaca aumenta. A desidratação pode causar sintomas como fraqueza, tonturas, dores de cabeça, fadiga, podendo, em casos extremos, levar à morte.
Como prevenir uma desidratação?
Regra de ouro: Beba água simples, em abundância, várias vezes ao longo do dia, mesmo antes de sentir sede. A água deve ser a bebida de eleição, às refeições e fora dela!
Pode também beber água com umas gotas de limão, cevada, ou ervas de infusão (ex.: cidreira, tília, camomila).
Além disso, através da ingestão de alimentos ricos em água, como o leite, o iogurte, a fruta, e os produtos hortícolas, obtém vitaminas e sais minerais importantes para a hidratação. A sopa de hortícolas, as caldeiradas e os batidos de fruta são preparações culinárias com bastante teor em água.
Durante uma atividade física intensa, beba água simples ou água com um pouco de açúcar (uma colher de chá rasa de açúcar para um copo de água) e uma pitada de sal, que é semelhante a uma bebida desportiva adequada (sem cafeína e com pouco açúcar). Recomenda-se a ingestão de 250 ml a cada 30 minutos. E, claro, deve fazer merendas leves e frequentes, com uma fonte de hidratos de carbono (ex.: bolacha Maria/Torrada/Água e Sal, tostas), proteínas (ex.: laticínios), fibras, vitaminas e sais minerais (ex.: frutas, hortícolas). E, claro, deve evitar a exposição prolongada ao sol, nos períodos de maior calor!
Conteúdo partilhado por Sandra Gomes (Nutricionista 0135N). Para mais esclarecimentos, contactar profissionalmente através do email nutriorigem@gmail.com