Conhecimentos sobre Alimentação: verdades e mitos – Parte I

São vários os mitos existentes acerca de hábitos alimentares e de culinária. Este mês, e no próximo, vamos procurar desmistificar algumas crenças e corroborar algumas verdades acerca da alimentação para que esta seja o mais saudável possível, isto é, equilibrada, variada, completa e, claro, saborosa!

  • A manteiga é uma boa gordura para fritar – Falso

A manteiga apenas deve ser usada em cru, e com moderação, pois sofre alterações a altas temperaturas. As gorduras indicadas para fritar são o azeite e o óleo de amendoim. No entanto, os fritos são alimentos a evitar no dia-a-dia.

  • Beber água às refeições engorda – Falso

A água não faz engordar pois, como seu valor energético é zero, não fornece energia ao organismo, mas também não faz emagrecer.

  • A fibra é uma substância que faz parte dos alimentos de origem animal e vegetal – Falso

A fibra alimentar apenas faz parte dos alimentos de origem vegetal: hortaliças (couve galega, alface …), legumes (cenoura, abóbora …), leguminosas (feijão, grão-de-bico …), cereais e derivados (arroz, massa…) e tubérculos (batata …).

  • A gordura do peixe é mais saudável que a gordura da carne – Verdadeiro

Alguns peixes são particularmente ricos em gordura polinsaturada, da série ómega-3 (salmão, p. ex.), que protege contra doenças cardiovasculares, enquanto a carne é rica em gordura saturada, prejudicial ao organismo, quando em excesso.

  • As bebidas alcoólicas dão-nos força – Falso

As bebidas alcoólicas não dão força real, apenas podem dar uma sensação falsa de “bem-estar”, pois interferem com o sistema nervoso central. O que dá “força”, isto é, energia para as atividades diárias, são os alimentos ricos em hidratos de carbono, que é o combustível preferido pelo nosso organismo. Esses alimentos são os cereais e derivados (arroz,  massa…) e  os tubérculos (batata…).

  • O cálcio só se encontra no leite e seus derivados – Falso

O cálcio, além de estar presente nos laticínios, também se encontra em alimentos de origem vegetal: nas hortaliças de folha verde escura (nabiças, …) e nas leguminosas (feijão, …).

  • Os refrigerantes são alimentos ricos em água e pouco açúcar – Falso

Os refrigerantes são alimentos ricos em água, açúcar e, por vezes, cafeína, pelo que é desaconselhada a sua ingestão frequente, isto é, todas as semanas. Estes são alimentos a evitar no dia-a-dia, podendo ser ingeridos numa ocasião festiva.

  • O pão escuro tem menos fibra e vitaminas que o branco – Falso

O pão mais escuro (de mistura, saloio, integral, …), por ter alguma percentagem de farinha integral, é mais rico em fibras e vitaminas.

  • O colesterol é uma substância que existe em vários alimentos e é também produzida pelo nosso organismo – Verdadeiro

O colesterol é essencial à vida, mas em excesso pode provocar graves problemas de saúde. Atualmente, existem muitas pessoas com problemas de colesterol, frequentemente associado a excesso de peso, maus hábitos alimentares e sedentarismo.

  • A fruta contém muitas vitaminas, minerais e fibra – Verdadeiro

Nota: Estas recomendações são generalizadas que não substituem o acompanhamento nutricional. Se pretender uma informação personalizada o ideal é contactar um nutricionista registado na Ordem dos Nutricionistas (O Registo Profissional pode ser consultado em: https://www.ordemdosnutricionistas.pt/registoNacional.php?cod=0C). E para monitorização do estado de saúde, ser acompanhado pelo médico assistente.

As informações foram partilhadas pela associada da InFamilia, Sandra Gomes (Nutricionista 0135N). Para mais esclarecimentos, contactar profissionalmente através do email nutriorigem@gmail.com.

Conhecimentos sobre Alimentação: verdades e mitos – Parte I
Marcado em: