
São vários os mitos que alguns de nós têm acerca de hábitos alimentares. Este mês, tal como no anterior, vamos procurar desmistificar algumas crenças e corroborar algumas verdades acerca da alimentação:
1. A sopa deve ser consumida no final das refeições – Falso
A sopa, sempre que possível, deve ser consumida no início das refeições. Para além de ser uma excelente fonte de vitaminas, minerais, fibra e água, promove a saciedade, fornece poucas calorias (energia) ao organismo e favorece a digestão.
2. As hortaliças e os legumes fornecem muita energia – Falso
As hortaliças e os legumes são alimentos de baixo valor calórico (energético), no entanto são caracterizados pela sua riqueza em vitaminas, minerais, fibras e água. O consumo de hortícolas e legumes deve ser diário e abundante.
3. O feijão e o grão-de-bico são alimentos que fazem engordar – Falso
Nenhum alimento faz engordar desde que consumido na quantidade adequada e, da mesma forma, todos podem fazer engordar se consumidos em excesso em relação às necessidades energéticas individuais. O feijão e o grão são ricos em hidratos de carbono e proteínas. Estão incluídos no grupo das leguminosas, na nova Roda dos Alimentos, por isso devem ser consumidos com frequência, mas em pequenas quantidades, na sopa ou no prato.
4. O intervalo entre as refeições não deve ser superior a 3h30min (exceto quando se está a dormir) – Verdadeiro
Intervalos superiores a 3h30min poderão levar a uma maior ingestão de alimentos na refeição seguinte, pois períodos de jejum são habitualmente seguidos de voracidade alimentar. Deve-se comer frequentemente e pouco de cada vez, mas não cair no extremo de estar sempre a “petiscar”.
5. As carnes, o pescado e os ovos são alimentos ricos em proteínas – Verdadeiro
Estes alimentos são ricos em proteínas de elevado valor biológico, para além de fornecerem outros nutrientes.
6. Os cozidos e os grelhados são os únicos métodos culinários saudáveis – Falso
Estes métodos culinários são considerados saudáveis, mas não são os únicos. Também os assados, os guisados e os estufados, com pouca gordura, podem ser igualmente saudáveis e saborosos.
7. As necessidades nutricionais são iguais entre indivíduos da mesma idade – Falso
As necessidades nutricionais variam não só com a idade, mas também dependem do sexo, da atividade física, do estado de saúde, da altura e do peso.
8. O azeite não engorda – Falso
O azeite, apesar de ser uma gordura saudável, se consumido em excesso, pode contribuir para o aumento do peso, tal como qualquer gordura, pelo que deve ser consumido com moderação.
9. Em campismo, é seguro usar-se carne previamente picada – Falso
A carne picada é um elemento potencialmente perigoso, pois facilita o crescimento de microrganismos, e como consequência uma toxinfeção alimentar.
10. As batatas fritas não são alimentos adequados para ingerir numa caminhada – Verdadeiro
As batatas fritas, ricas em gordura e sal, são alimentos a evitar numa caminhada por aumentarem o tempo de digestão e contribuírem para a desidratação.
Nota: Estas recomendações são generalizadas que não substituem o acompanhamento nutricional. Se pretender uma informação personalizada o ideal é contactar um nutricionista registado na Ordem dos Nutricionistas (O Registo Profissional pode ser consultado em: https://www.ordemdosnutricionistas.pt/registoNacional.php?cod=0C). E para monitorização do estado de saúde, ser acompanhado pelo médico assistente.
As informações foram partilhadas pela associada da InFamilia Sandra Gomes (Nutricionista 0135N). Para mais esclarecimentos, contactar profissionalmente através do email nutriorigem@gmail.com.