Cinco conselhos para dormir bem

Estamos a chegar ao mês de Julho e a iniciar um período onde muitos aproveitam para tirar férias. É, pois, uma boa altura para revermos como dormimos e cuidar o nosso sono.

Passamos cerca de um terço da nossa vida a dormir. O sono é algo fundamental que há que cuidar.

Quando falta o descanso, a mente não funciona com normalidade, surgem problemas de memória e de aprendizagem, falhas de atenção e concentração, deficiências nas capacidades cognitivas, e até o nosso sistema imunitário é afetado.

A falta de descanso, ou a sua insuficiência, torna-nos seres suscetíveis e irritáveis, incapazes de responder adequadamente aos estímulos exteriores.

Além disso, o sono renova algumas zonas do cérebro, e durante a noite reconstrói-se a memória e renovam-se as aprendizagens do dia, armazenam-se as emoções, sejam de agradecimento ou de ressentimento e raiva, daí ser tão importante trazer à mente pensamentos alegres ou positivos antes de adormecer.

Com o intuito de melhorar a qualidade do sono, deixamos cinco conselhos que podem ajudar a ter uma noite bem tranquila:

1 – Desligue os equipamentos antes de adormecer (telemóveis, tablets, outros ecrãs, …);

2 – Tenha cuidado com os estímulos emocionais (conversas preocupantes, filmes de terror, notícias que perturbam, …);

3 – Cuide dos últimos pensamentos antes de fechar os olhos (não passe em revista as preocupações depois de se ter deitado, nem antecipe o que pode suceder no dia seguinte – fixe-se em algo alegre e positivo que tenha acontecido; por muito mau que tenha sido o dia, há sempre algo de bom a que se agarrar);

4 – Adote uma rotina saudável antes de ir dormir (tome um duche, leia algo tranquilo, ouça uma música calma, veja uma série que ajude a relaxar, …);

5 – Durma sem luz (não nos referimos tanto à luz natural, caso prefira dormir com a janela aberta – isto se, no verão, não se importar de madrugar – mas a luzes de sensores de televisores ou de mensagens de telemóveis, ou lâmpadas: por muito impercetíveis que sejam, têm um efeito nocivo na produção da melatonina).

Texto adaptado do livro “Como fazer para acontecerem coisas boas”, de Marian Rojas Estapé, 2020, 2.ª edição, Editora Planeta, pp. 139 – 145

Cinco conselhos para dormir bem
Marcado em: