
Rishi Sunak, disse nesta quarta-feira que o facto de “um homem ser um homem e uma mulher ser uma mulher” é “senso comum”.
Sunak, que assumiu o cargo em outubro de 2022 e é líder do Partido Conservador, fez estes comentários durante um discurso no congresso anual do seu partido em Manchester.
“Os doentes têm de saber quando os hospitais se referem a homens ou a mulheres”, continuou o chefe de Governo, durante o discurso de encerramento do congresso do seu partido. “E não devemos ser intimidados a acreditar que as pessoas podem ser do sexo que quiserem. Não podem. Um homem é um homem e uma mulher é uma mulher — isto é senso comum.”
Sunak afirmou também que “não deveria ser controverso para os pais saberem o que os seus filhos aprendem na escola sobre relacionamentos”.
Os comentários recentes de Sunak surgem na sequência de uma medida tomada nos últimos meses pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) para limitar a disponibilidade de medicamentos destinados a facilitar “transições” de género para pacientes menores de idade, citando a falta de provas quanto à sua segurança e eficácia.
Em junho passado, o NHS anunciou que está a limitar o uso de medicamentos bloqueadores da puberdade por menores de idade e que os permitirá apenas “como parte de investigação clínica” após uma avaliação das práticas médicas para supostas “transições de género”.
Fonte: ACI / Washington Post