Identidade e Família – Entre a consistência da tradição e as exigências da modernidade

Autores: António Bagão Félix, Victor Gil, Pedro Afonso e Paulo Otero (Coord.)

Ano de edição: 2024

Editor: Oficina do Livro

Número de páginas: 208

ISBN: 9789895810178

Categoria: Ciências Sociais e Humanas

Descrição:

De todas as sociedades humanas, a família é a única natural, universal e intemporal. Por isso, este livro lhe é dedicado. Apesar de a sociedade estar em constante mudança e de os avanços científicos obrigarem a uma permanente atualização, existe um conjunto de princípios éticos que não são negociáveis, mas sim intemporais.
Em Identidade e Família, coordenado pelos fundadores do Movimento Acção Ética, duas dezenas de autores dos mais diversos quadrantes da sociedade portuguesa (entre os quais Isabel Galriça Neto, Gonçalo Portocarrero de Almada, Guilherme d’Oliveira Martins, Jaime Nogueira Pinto, João César das Neves, José Ribeiro e Castro, Manuela Eanes, etc), com estilos e experiências marcadamente diferentes, contribuem para um perfil ético da vida em sociedade, destacando, em particular, a instituição familiar.
«A família é o habitat natural de convivência solidária e desinteressada entre diferentes gerações, o veículo mais estável de transmissão e aprofundamento de princípios éticos, sociais, espirituais, cívicos e educacionais, o elo entre a consistência da tradição e as exigências da modernidade, e, em consequência de tudo isto, a mais eficaz instituição de garantia de coesão do tecido social.»

Identidade e Família – Entre a consistência da tradição e as exigências da modernidade
Marcado em: