Big Ben, London

O ministro da saúde inglês Wes Streeting decretou a proibição de medicamentos usados na terapia hormonal (conhecidos como inibidores de puberdade) para pessoas com menos de 18 anos de idade, em todo o Reino Unido.

De acordo com a pediatra britânica Hilary Cass, autora do relatório científico que serviu de base à decisão do governo, estes medicamentos têm “riscos significativos”

Wes Streeting, ministro inglês da saúde

Segundo o The Guardian, A medida surge depois de uma restrição temporária decretara no início de 2024 que passa agora a definitiva. Os medicamentos em causa são usados por crianças e jovens trans no processo de transição o género com o qual se identificam.

De acordo com a pediatra britânica Hilary Cass, autora do relatório científico que serviu de base à decisão do governo, estes medicamentos têm “riscos significativos” e “benefícios não comprovados”. Por isso, “só devem ser prescritos na sequência de uma análise multidisciplinar e dentro de um protocolo de investigação”. Esta especialista adiantou que apoia a decisão do governo de manter as restrições à prescrição de inibidores de puberdade para a disforia de género fora do Serviço Nacional de Saúde, onde essas garantias não são fornecidas.

A decisão foi recebida com elogios pelo Serviço Nacional de Saúde e por vários académicos.

EUA restringem também acesso a cuidados relacionados com identidade de género

Ontem ficamos também a saber que, nos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes aprovou um pacote legislativo relacionado com as forças armadas que inclui uma norma que retira das coberturas do Tricare (o plano de saúde dos militares norte-americanos) o acesso a cuidados terapêuticos relacionados com a afirmação da identidade de género.

A discussão em torno do pacote legislativo sobre as forças armadas foi praticamente dominada por esta medida.

Fontes: The Guardian, CNN e Observador

Inglaterra proíbe medicamentos para terapias hormonais
Marcado em: