Continuamos o nosso artigo anterior fazendo alusão às várias faixas etárias.
Crianças dos 6 aos 9 anos (1.º ciclo)
Se tem filhos nesta faixa etária, saber de onde vem o dinheiro, como gastar de forma consciente e a importância de poupar são metas importantes a ensinar.
Nesta fase, jogos e outras atividades lúdicas com os pais são algo a que as crianças se mostram muito recetivas. Aproveite estes momentos para passar conceitos importantes:
O dinheiro resulta do trabalho: explique que trabalha para ter dinheiro de forma a poder comprar aquilo de que a família precisa. E que não pode gastar mais do que aquilo que ganha. Desse dinheiro deve sempre pensar em termos solidários para partilhr algo com quem mais necessite.
O que é poupar e para que serve: se a criança quiser muito um jogo ou um brinquedo, explique que tem de juntar dinheiro para o comprar. Dê-lhe um mealheiro para colocar as moedas, transparente de preferência, para que possa acompanhar o crescimento. Quando tiver o valor necessário, vá com ela à loja;
Comparar preços: leve os seus filhos ao supermercado. Envolva-os na escolha dos produtos, incentivando-os a escolher o mais barato e mostrando quanto poupou pela escolha;
A diferença entre querer e necessitar: a visita ao supermercado serve também para aprender a distinguir o necessário do supérfluo. De uma forma mais elaborada, é uma boa oportunidade para explicar a diferença entre os produtos essenciais, como a fruta ou os legumes, e outros que podem ser dispensáveis, como bolachas ou snacks.
Continua…
