No artigo anterior explicamos que a automedição da pressão arterial pode ser muito útil. Como garantir que esta medição em casa é devidamente efetuada?
Que aparelho comprar/usar?
- Compre (ou se já tem em casa verifique se é) um aparelho “Clinicamente Validado”: para confirmar isso, consulte o site online STRIDE BP (www.stridebp.org e aceda a BP Monitors) – Esta é a lista oficial recomendada pela Sociedade Europeia de Hipertensão e recomendada também pela DGS. Pode ainda verificar no equipamento a referência à norma de validação “ISO 81060-2” ou “ISO 81060-2:2018/AMD 2:2024” (a atual). Consulte também a lista de dispositivos médicos registados no INFARMED (Pesquisa Dispositivos Médicos – INFARMED, I.P.). Só um aparelho devidamente validado garante a fiabilidade da avaliação.
- Verifique as instruções que acompanham o equipamento sobre calibração e manutenção do mesmo.
- Prefira aparelho de braço e não de pulso (não propriamente pelo aparelho, mas por condicionantes internas e externas que podem levar a erros de avaliação).
- Procure comprar em local que garanta aconselhamento técnico adequado (farmácias, lojas de equipamento clínico ou equivalentes).
- Confirme se a braçadeira tem o tamanho certo para o seu braço, ou em quem vai usar – siga as instruções do equipamento; pode haver necessidade de comprar braçadeiras de tamanhos diferentes, se usa em diferentes pessoas.
- Leve o equipamento à próxima consulta e verifique junto do profissional de saúde questões que possa ter dúvida (como a devida colocação da manga no braço ou outras); pode também comparar os valores obtidos neste com o equipamento de consultório.
Como preparar a medição?
- Recomenda-se não praticar exercício físico nem consumo de estimulantes, como café e tabaco, nos 30 minutos anteriores à medição da PA.
- Assegure ambiente calmo (uma sala silenciosa, por exemplo).
- Faça a medição após pelo menos 5 minutos em repouso, sentado.
- Deve ter a bexiga vazia.
Qual a posição correta do corpo e do braço? - Realizar a medição sentado, com as costas apoiadas e o braço apoiado ao nível do coração e sem roupa.
- Membros inferiores não cruzados e apoiados no chão.
Como fazer cada sessão de medição?
- Numa primeira vez, deve ser feita medição em ambos os braços, para identificar o braço com valor de pressão mais elevado, devendo este ser o braço utilizado em seguintes medições.
- Faça duas leituras seguidas, com intervalo de pelo menos 1–2 minutos. Registe os valores (idealmente os dois resultados).
Quando medir?
- Para a frequência das medições, siga as indicações dos profissionais de saúde para a sua situação concreta, aquando das consultas de vigilância ou de acompanhamento da sua condição de saúde/doença (apesar de muito útil, a medição em casa da pressão arterial não substitui estas consultas).
- Recomenda-se medições em diferentes alturas do dia, em particular de manhã e à noite.
- As leituras matinais devem ser feitas antes do pequeno-almoço e antes da primeira toma de medicamentos, mas não imediatamente após acordar.
Onde registar? - Recomenda-se o seu registo digital na aplicação “SNS 24”, do Serviço Nacional de Saúde. Assim, fica com um registo seguro, que não se perde, e com um histórico que pode ser acompanhado por profissionais de saúde.
- Em alternativa, registar em livro fornecido para o efeito ou mesmo em folha/tabela onde conste a sua identificação e o dia e hora da medição.
Num próximo artigo, abordaremos outras questões também importantes, relativas à hipertensão arterial.
Pressão Arterial – Automedição e Aparelho medidor
