Dia Internacional da Família – 15 maio

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio.

A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.

A celebração do Dia Internacional da Família visaentre outros objetivos, destacar:

  • a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades;
  • sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.

Na Carta de Princípios da In Familia pode ler-se:

“6. A família, como elemento fundamental e estruturante da sociedade, proporciona o ambiente natural e adequado para a transmissão da vida, a educação das crianças e a protecção em geral dos membros de uma sociedade. Aos pais cabe, em primeiro lugar, o direito e o dever de educar os filhos, de acompanhar o seu desenvolvimento e de promover a sua formação integral, preparando-os, nomeadamente, para um exercício responsável da cidadania. A maternidade e a paternidade devem ser reconhecidas como funções sociais.”

“7. Entende-se como família, a “aliança matrimonial, pela qual um homem e uma mulher constituem uma íntima comunidade de vida e amor, fundada e dotada de leis próprias pelo Criador. Pela sua natureza está ordenada para o bem dos cônjuges, assim como para a geração e a educação dos filhos.”

FELIZ DIA DA FAMILIA!!!

É o que desejamos hoje, em especial, a todos os associados e amigos!

Dia Internacional da Família – 15 maio